Escolha uma Página

Saiba o que é Hospedagem de Sites

 

Hospedagem de Sites ou alojamento de sites é um serviço que possibilita a pessoas ou empresas com sistemas online armazenar informações, imagens, vídeo, ou seja, todos os seus arquivos se tornam acessíveis na Web. Provedores de Hospedagem de Sites tipicamente são empresas que fornecem o espaço em seus servidores e a conexão à internet a estes dados aos seus clientes.

Tipos de Hospedagem

A hospedagem de sites pode ser divida em seis tipos genéricos:

  • Hospedagem Grátis: Os serviços oferecidos pelas hospedagens gratuitas são bastante limitados quando comparados à hospedagem paga. Estes serviços, geralmente, incluem banners, além de outros tipos de propaganda nos sites. O espaço em disco e o tráfego de dados também é bastante limitado e a maioria oferece somente envio de sites por uma interface web, em vez de envio por FTP, o que não é tão eficiente. De qualquer forma, por não haver custo, muitos usuários iniciam seu site através deste tipo de hospedagem.
  • Hospedagem Compartilhada: É a hospedagem mais comum do mercado, onde vários sites são hospedados num mesmo servidor. A principal vantagem é o baixo custo dos planos e a fácil configuração do sistema. Hoje os sistemas são seguros o suficiente para permitir um serviço de qualidade mesmo nessas condições. O uptime (tempo de serviço no ar) deve ser cerca de 99,5% do tempo, pois a administração de múltiplos sites num mesmo servidor requer manutenções mais constantes que um único site por servidor.
  • Servidor Virtual (VPS): é uma tecnologia que transforma um mesmo servidor capaz de rodar várias plataformas diferentes, controlando melhor a hospedagem de seu site. Essa categoria é indicada para quem tem necessidades específicas não atendidas por hospedagens compartilhadas, mas não tem capital disponível para investir em um servidor dedicado.
  • Hospedagem em Cloud: É a evolução do Servidor Virtual, pois funciona em dois ou mais servidores, permitindo uma rápida transferência para outro hardware caso apresente falhas. É uma opção mais barata que o Servidor Dedicado, porém com qualidade superior, pois o dedicado está sujeito a mais falhas. A vantagem em relação à hospedagem compartilhada é que o custo não é alto e ainda permite isolação de recursos e que um site suporte uma alta quantidade de visitas ao mesmo tempo.
  • Servidor Dedicado: Ele funciona através de um servidor exclusivo para o seu site, atendendo sua demanda de forma exata e personalizada. O controle e o desempenho é altamente maximizado, mas o preço é muito alto e exige uma mão de obra qualificada ao seu dispor, principalmente para gerenciar a segurança do servidor contra crackers. O hardware é fornecido pelo data center.
  • Streaming: este serviço é oferecido para possibilitar a transmissão de áudio e/ou vídeo pela internet, sem que seja preciso fazer o download de todo o conteúdo. Esse sistema oferece transmissão ao vivo, na qual o usuário pode assistir ou ouvir o conteúdo sem cortes, como por exemplo a Netflix e o canal Youtube.