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Entenda a utilidade de um funil de vendas

 

O funil de vendas, ou funil do marketing, é um modelo estratégico de consumo que mostra o caminho percorrido pelo cliente, a partir do momento que ele toma conhecimento do produto, marca ou serviço, se interessa e até compartilha em sua rede social, até o momento que efetue a sua compra, ajudando assim no processo de gestão de relacionamento de clientes e gerenciamento de campanhas de lead. Assim como no funil tradicional, o funil de vendas inicia-se largo e vai afunilando até chegar ao verdadeiro consumidor
Este processo é representado da seguinte forma:

  • Atenção – as pessoas sabem da existência do seu produto/serviço. A primeira impressão é a que fica, portanto invista no seu site
  • Interesse – o consumidor expressa ativamente interesse no seu produto/serviço. Para entender essas necessidades, você pode perguntar diretamente a ele em uma ligação telefônica, WhatsApp ou formulário de contato;
  • Desejo – desperta no consumidor o desejo de comprar o seu produto/serviço. Neste momento você pode oferecer testes gratuitos de seu produto ou serviço, agregando assim valor à sua venda. Mostre conhecimento profundo do serviço oferecido, pois isso irá garantir avanços no fechamento do negócio.
  • Ação – ato da ação ou compra. Não esconda nada para que consiga fechar o negócio. Seja o mais transparente e claro possível neste momento

O Funil de vendas no Marketing Digital, ou seja, o marketing utilizado nos negócios que envolvem a internet tem as mesmas particularidades do modelo AIDA, contendo 4 etapas, sendo representada pelas seguintes etapas:

  • Etapa #1 – Prospectar o cliente – Identificar o público no qual você deve concentrar seus esforços através de uma estratégia focada, utilizando ferramentas próprias para geração de leads
  • Etapa #2 –  Mostrar o produto ao cliente e explicar por que ele deve comprá-lo, utilizando um sistema digital para apresentação, muito utilizado o e-mail marketing
  • Etapa #3 – Quebrar as objeções – o cliente questiona e é preciso tirar todas as dúvidas que impeçam o cliente de tomar a decisão de compra;
  • Etapa #4 – Fechar o negócio – Realizar a venda para todos os clientes que chegaram até a etapa final. É a parte burocrática onde você deve encaminhar contrato, forma de pagamento e etc

 

Esse modelo tem alcançado excelentes resultados, pois gera uma relação de confiança entre o cliente e vendedor, facilitando a aplicação de uma processo de venda chamado upsell, onde o vendedor assim que realiza a venda, oferece um novo produto, pois você já conhece o seu cliente devido ao relacionamento formado pelo funil de vendas.