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Email marketing

 

E-mail marketing é a aplicação do e-mail como ferramenta de marketing direto, levando em conta normas e procedimentos pré-definidos, no qual você poderá pesquisar o retorno gerado por meio de relatórios e análises gráficas possibilitando campanhas cada vez mais potencializadas

Diferença entre Email Marketing e o SPAM

 

Diferentemente do Spam (mensagens indesejadas), visto que para o e-mail marketing é essencial o consentimento do cliente (também chamado opt-in), que pode ser direto, quando ele mesmo opta por receber, ou indireto, caracterizado por uma relação permitida entre as partes.

O email marketing também se opõe do spam por permitir ao destinatário a opção de cancelar, a qualquer momento, seu endereço de e-mail, da lista de envio pela qual o recebeu. Isso se chama “opt-out” e de acordo com o Código de Auto-regulamentação para a Prática de Email Marketing, o remetente deverá disponibilizar ao Destinatário a sua política de Opt-out e informar o prazo de retirada do seu endereço eletrônico da base de destinatários, que não poderá ser superior a 2 (dois) dias úteis, quando solicitado diretamente pelo link de descadastramento do E-mail Marketing e 5 (cinco) dias úteis quando solicitado por outros meios, prazos estes contados a partir da data do pedido comprovado.

Benefícios do E-mail Marketing

 

O e-mail marketing oferece uma forma simples de se conectar e ser lembrado. Esta ferramenta, a princípio inexpressiva, permite o envio de mensagens direcionadas regularmente e receber respostas rápidas para alcançar resultados imediatos. São ferramenta ideal para espalhar a marca, adquirir clientes, comunicar em massa.

Nesse sentido, as empresas que adotam o e-mail marketing têm uma série de vantagens:

proatividade: agindo antecipadamente, você desperta o interesse do cliente,

interatividade: o cliente se envolve imediatamente com a mensagem;

segmentação: orientação da mensagem para seu público alvo: pode ser por sexo, faixa etária ou interesses em comum, por exemplo;

personalização: a mensagem pode ser facilmente individualizada, com informações específicas do cliente;

mensuração: a avaliação da ação utilizada pode ser acompanhada em tempo real e custo-benefício.

Tipos de E-mail Marketing

 

Para muitas pessoas, o “e-mail marketing” é utilizado apenas com o objetivo de vender. Mas existem outros empregos para este tipo de comunicação: vai depender do objetivo do seu cliente.

 

1. Comerciais

 

Esse tipo de e-mail geralmente é voltado ao comércio eletrônico ou clubes de compras. São mensagens curtas e que utilizam imagens de forma que, ao recebe-las, os usuários já identificam as ofertas. É uma forma rápida de atingir seu cliente com o produto que você está oferecendo. Nestes casos, é importante fazer um layout em que o cliente seja atingido com uma ou mais promoções em destaque, para que em seguida perceba as demais se alternando. assim você prende a sua atenção pelo estímulo visual, tornando-o um consumidor em potencial.

 

2. Newsletters

 

As newsletters são boletins informativos em forma de e-mails com o objetivo de divulgar um novo produto ou serviço que está disponibilizando ao usuário criando um relacionamento entre a empresa e cliente. Por isso, estas mensagens devem oferecer informações relevantes ao público alvo. Elas precisam trazer conteúdos dinâmicos, de qualidade e criativos gerando fidelidade e interesse .É importante que as newsletter sejam personalizadas, fazendo com que seu cliente sinta-se único e especial.

 

3. Email de serviço ou transacional

 

É utilizado com clientes já adquiridos, personalizados e enviados um a um. Muito utilizado em sites de e-commerce, este tipo de email confirma as ações que os usuários fizeram diretamente no site e transmite seriedade e segurança para os destinatários.

Os emails transacionais são enviados a partir do momento em que o usuário finaliza uma compra, solicita uma recuperação de senha.